Final do CBLoL mostra força da Team oNe e popularidade dos e-sports

Final do CBLoL mostra força da Team oNe e popularidade dos e-sports

0

O Mineirinho é um ginásio muito tradicional em Belo Horizonte. Há mais de 30 anos, ele recebe jogos da seleção brasileira de vôlei, campeonatos de futsal e outras modalidades que são disputadas indoor. Mas a segunda maior casa dos esportes de Belo Horizonte, atrás apenas do Mineirão, teve uma novidade muito positiva no início de setembro: a primeira final do CBLoL (Campeonato Brasileiro de League of Legends) disputada em solo mineiro.

Para o duelo entre os times PaiN Gaming e Team oNe, o ginásio lotou e a repercussão do entusiasmo da torcida e da qualidade da organização do evento ganhou críticas muito positivas da mídia — o site da ESPN Brasil, por exemplo, classificou o evento como surpreendente e fantástico”.

A escolha do Mineirinho foi estratégia para a organização do CBLoL, que enxerga o mercado em Minas Gerais como bastante promissor nos esportes eletrônicos. “Vir para cá era algo que queríamos fazer há muito tempo, pois aqui existe uma comunidade super ativa — uma das maiores que a gente tem dentro do League —, muito vocal e muito presente em vários eventos em outros lugares”, afirmou Carlos “Caco” Antunes, gerente de eSports e Publishing da Riot Games em entrevista para o ESPN eSports.
Além do espetáculo proporcionado pelos dois times na final do torneio, as 10 mil pessoas que lotaram o Mineirinho foram agraciadas com uma cerimônia de abertura que empolgou com cerca de 15 minutos de duração.

A maioria das pessoas que estavam no estádio torceram para a PaiN Gaming, um dos times mais tradicionais do Brasil. “Não tem como torcer contra eles. Os caras são os melhores do Brasil, e dão show toda vez que jogam”, disse Diogo Aveiras, que viajou do Rio de Janeiro até a capital mineira para acompanhar a final do CBLoL.
Não é de hoje que a popularidade da PaiN Gaming está em alta. No ano passado, por exemplo, eles chegaram a participar do Twitch como um dos times de destaque dos e-sports no canal da PokerStars, um dos mais conceituados da internet. Além disso, só no YouTube, o canal da PaiN Gaming já acumula quase 500 mil inscritos.
O sucesso do CBLoL em Belo Horizonte também se traduziu nas vendas. A Riot Games, produtora do evento, fez uma loja de equipes populares como INTZ, paiN Gaming e Red Canids, além de ter vendido souvenirs populares a preço pequeno para aumentar a popularidade dos e-sports no Brasil.

O que aconteceu no Mineirinho também repercutiu no Brasil todo. Além do CBLoL ter virado trending topic no Twitter, na capital do Espírito Santo, Vitória, um evento foi organizado no centro de convenções da cidade para exibir a final do torneio.
A vitória da Team oNe, que estava como azarão, também tornou o evento ainda mais impressionante e histórico. Pela primeira vez na história do CBLoL um time sai do desafiante para chegar na decisão, e eles ainda incrementaram esse feito com o título.
equilíbrio que se esperava na decisão não aconteceu. A Team oNe conseguiu uma vitória categórica, ganhando por 3 a 1 e conquistando o torneio sem deixar sombra de dúvidas da superioridade do time na final. Agora, a equipe representará o Brasil no mundial de LoL que acontecerá na China, no fim de setembro. Apesar da conquista no nacional, o favoritismo deles não existe para o mundial.

O calendário do CBLoL ainda não está divulgado para o ano que vem, mas não fique surpreso se o Mineirinho virar a casa das próximas edições ou de outras modalidades dos e-sports. A primeira resposta foi muito boa e isso só mostra que o LoL está cada vez maior no cenário brasileiro.

About author
Equipe Geek Vox

Equipe Geek Vox

Doug Oliveira & Rodrigo Maroto. Os Geeks que dão voz ao Geek Vox! OUÇA NOSSO PODCAST EM: http://geekvox.com.br/geek-vox/