Qual é o melhor cartão SD e MicroSD? Review e guia de velocidades, formatos e siglas

Qual é o melhor cartão SD e MicroSD? Review e guia de velocidades, formatos e siglas

0

Chegamos em 2017 e ainda assim você precisa desenbolsar mais de R$2 mil para ter um smartphone com 128gb de memória. Pode parecer uma frase de abertura absurda, afinal, quem precisa de tudo isso quando se tem Google Fotos e ICloud. Você talvez não, mas os milhares de apps e jogos no seu aparelho sim!

Como usuário android sempre fiquei atento ao assunto “memória e armazenamento”, pelo simples fato de ter essa possibilidade nativa nos aparelhos, diferente dos nossos colegas da Apple. Nós vimos os pen drives evoluirem de 128 mb para data travelers, como o DT 50 da Kingston, que tem capacidade de 128gb. Isso mesmo, de megabytes pulamos para gigabytes.

Mas a medida que novas tecnologias de gravação, leitura e armazenamento foram surgindo, um punhado de nomenclaturas foi sendo colocada nas embalagens, deixando o público refém do que o vendedor ou site diziam sobre o micro sd, SD ou Pen Drive. Uma bosta né?

Pois nesse artigo, além de fazer um breve review sobre alguns cartões que recebemos da Kingston, uma das maiores fabricantes deste tipo de material, também irei tentar explicar melhor as nomenclaturas, para que você compre com mais certeza da próxima vez que visitar aquela famosa galeria na Avenida Paulista.

Nomenclaturas

Existem diversas nomenclaturas estampadas nas embalagens dos cartões SD e MicroSd que são padrão de mercado, independente do fabricante:

SD
Capacidades SD variam de 128MB até 2GB, com formato padrão de gravação sendo o FAT16.

 

SD HC
SD High Capacity. Trata-se de uma evolução da tecnologia anterior, com capacidades variando de 4GB até 32GB. Seu formato padrão é o FAT32.

SDXC
SD Extended Capacity. Tecnologia compatível com aparelhos fabricados depois de 2010, suas capacidades vão de 64GB até 2TB. Seu formato padrão é o exFAT.

 

Até agora você viu nomenclaturas mais ligadas a capacidade do cartão, porém existe outro fator importante: sua capacidade de transferência.

Ultra High Speed Fase I (UHS I)
A tecnologia UHS I foi criada para aumentar o desempenho de gravação e leitura dos cartões, que é um fator cada vez mais importante para que aplicativos no celular não travem, câmeras HD, Full HD ou 4K não esquentem a ponto de travar e outras aplicações necessárias.

A taxa de transferência de arquivos no UHS I trabalha em duas faixas: até 50MB/s até 104MB/s (megabytes por segundo).

Seja num cartão SDHC ou SDXC, você verá o “I” ao lado da sigla, como abaixo:

 

Ultra High Speed Fase II (UHS II)
Trata-se do mesmo conceito anterior, porém com faixas de velocidade de 156MB/s e 312MB/s.
Abaixo, como você encontrará essa nomenclatura no seu cartão:

 

 

Além das taxas de transferência, que medem a capacidade mínima de dados que podem ser enviados, temos também a Speed Class e UHS Speed Class Rating, que mede a velocidade que esses dados passarão.

Imagine uma caixa d’água, com um cano de PVC que no final sai em uma piscina:

Capacidade da caixa d’água = SD, SDXC e SDHC.
Largura do cano de PVC = UHS I e UHS II
Pressão da água saindo da caixa pelo cano = Speed Class Rating

Ou seja, quanto maior a caixa d’água, mais litros de água (dados) cabem nela. Quanto maior o cano de PVC em sua saída, maior a capacidade de transferência de água e por fim, quanto maior a pressão da água, maior a quantidade de líquido que será jogado para fora por segundo.

Provavelmente você conhece estas definições de velocidade:

Classe 2 – Velocidade mínima: 2MB/s.
Classe 4 – Velocidade mínima: 4MB/s.
Classe 6 – Velocidade mínima: 6MB/s.
Classe 8 – Velocidade mínima: 8MB/s.
Classe 10 – Velocidade mínima: 10MB/s.

O vendedor na loja normalmente foca nesse fator, se um microSd é classe 10 ou não. Não é que esteja errado, mas neste artigo você já percebeu que existem outras coisas a serem consideradas para cada tipo de uso, não é mesmo?
Nos cartões, a speed class deste tipo normalmente é o número dentro de um círculo, como abaixo (classe de velocidade):

 

 

 

 

 

 

Existe outra Speed Class Rating (Classe de Velocidade) que talvez você não conheça: a UHS Speed Class Rating:

Classe 1 – Velocidade mínima: 10MB/s.
Classe 3 – Velocidade mínima: 30MB/s.

Na imagem acima, você identifica pelo 1 dentro de um quadradinho sem a parte de cima, nomeado na legenda como Classe de Velocidade UHS.

Aumentando a memória interna do seu celular

Com a chegada do Android 6.0 os usuários ganharam a opções de transformar o armazenamento externo (cartão microsd) em armazenamento interno.

Claro que você ainda continua tendo os dois armazenamento separados fisicamente, mas para o sistema do celular, elas passam a ser a mesma coisa, o que acaba com um grande problema do passado:

Você comprava um MicroSd gigante e seu celular armazenava nele apenas algumas coisas, como fotos e alguns programas, ou seja, você continuava sem espaço interno para jogos e apps que não aceitavam a gravação externa.

É importante frisar que se o cartão microSd for de baixa qualidade, você terá problemas como:
– Lentidão na execução de apps e jogos;
– Travamento;
– Aquecimento do celular;
– Aumento do gasto de bateria.

Por isso, trago abaixo minhas recomendações de produtos Kingston, testados por pelo menos 1 mês aqui no QG do Geek Vox:

Cartão Kingston microSDHC/microSDXC – UHS-I Classe 10

Recebi este microSD na versão 64gb, o que é o dobro do armazenamento interno do meu Quantum Fly de 32gb.

Com 45MB/s de leitura e 10MB/s para gravação, este MicroSD funcionou bem no meu smartphone nas seguintes funções:
– Bom desempenho como armazenamento externo para recebimento de fotos e videos;
– Armazenamento e reprodução de músicas.

Já no uso de jogos instalados no MicroSD, experimentei alguns travamentos, principalmente na abertura dos apps. Se o seu uso é mais pesado, recomendo focar em velocidades de leitura e escritas maiores, como é o caso do próximo item.

Cartão Kingston microSD microSDXC Gold UHS-I Classe 1o


Logo de cara você percebe que está lidando com um cartão  melhor, pela cor dourada usada no card.

Este microSD conta 90MB/s de leitura e 45MB/s de escrita, tornando a experiência de uso em algo realmente prazeroso.

No meu smartphone, o MicroSD Gold deu conta facilmente de ser formatado como memória interna, passando a receber apps e jogos diretamente. A tarefa de rodá-los sem travar foi completa sem problemas, o que o tornou parte efetiva do meu aparelho após a rodada de testes.

Também testei o cartão na minha Xiaomi YI, a similar da Go Pro. Essa mini câmera de ação vinha apresentando travamentos durante o uso da função video, fato que eu havia ligado a falta de qualidade de produção, porém após o teste com o cartão Gold, os travamentos e aquecimento desnecessário foram embora.

Gravação de video Full HD é algo que demanda a rotina constante de gravação no card, e é a tarefa que mais entrega um cartão de baixa qualidade.

Leitores e Adaptadores de cartões

Uma experiência comum no dia a dia é você ter que utilizar algum leitor para transferir conteúdo de um SD ou microSD para um computador, no meu caso são videos longos que gravo no celular ou até mesmo vlogs na minha câmera T3i.

Acontece que a transferência de arquivos pesados pode levar uma eternidade, dependendo do adaptador utilizado. Testei os 3 abaixo e avaliei o desempenho:

Leitor Kingston microSD/SDHC/SDXC USB
Ele meio que transforma seu microSD num pequeno e estiloso pen drive, ótimo para usar em notebooks sem correr o risco de perder uma porta usb próxima devido ao tamanho do leitor.

Por usar tecnologia USB 2.0, sua velocidade é regular, o que pode levar a transferências mais demoradas.

Kingston MobileLite G4
O mobilelite g4 tem corpo metálico, o que passa mais segurança à respeito da sua durabilidade. Além disso, ele possui a tecnologia USB 3.0 o que garante mais velocidade nas transferências.

Leitor de mídia de alta velocidade USB 3.0
Este é o tipo de leitor de mesa, que fica conectado no seu PC através de um cabo mais longo e deve ficar sempre alí, disponível para o vai e vem dos cartões.
Seu desempenho é USB 3.0 com velocidade de até 5.0 Gb/s. Um verdadeiro parceiro do videomaker, fotógrafo e etc.

Adaptadores e leitores de cartão microSd SD Kingston

About author
Equipe Geek Vox

Equipe Geek Vox

Doug Oliveira & Rodrigo Maroto. Os Geeks que dão voz ao Geek Vox!

OUÇA NOSSO PODCAST EM: http://geekvox.com.br/geek-vox/