Uzumaki e o medo de espirais

Uzumaki e o medo de espirais

0
Espirais podem ser assustadoras, podem sim, é o que a ótima obra de horror Uzumaki de Junji Ito nos mostra.
Uzumaki conta a história da pequena e pacata de cidade de Miracema do Norte Kurozu e seu problema com espirais, isso mesmo espirais, nada de fantasmas, monstros, entidades místicas ou bonecos encarnados, apenas espirais.

 

campo

 

No primeiro capítulo conhecemos a protagonista Kirie e seu namorado Shuichi, que quer sair da cidade a todo custo antes de ficar louco.
Shuichi parece ser o único a notar a atmosfera inquietante da cidade, onde os habitantes pouco a pouco começam a desenvolver uma estranha obsessão por estruturas em espiral, nuvens, caracóis, redemoinhos ou qualquer coisa parecida.
Enquanto Kirie parece um pouco cética quanto a aparente insanidade dos habitantes de Kurozu, Shuichi a cada capítulo vai ficando cada vez mais obcecado pela teoria das espirais.

 

uzumaki

 

Com o passar dos capítulos a cidade vira um verdadeiro show de bizarrices, e é aí que a criatividade de Ito reina, Ito é conhecido por ter o dom de perturbar o leitor, e em Uzumaki não foi diferente. As cenas em que os habitantes surtam são incríveis e horrendas.
A história traz todo aquele clima tenso e misterioso que rapidamente nos faz lembrar de H.P Lovecraft, influência de Ito, assim como as obras de Kazou Umezu, mangaká conhecido por seus contos de horror.

 

uzumaki3

 

A arte é simples, porém as paisagens são um show à parte, o autor consegue transparecer o inquietante mundo de Uzumaki sem apelar para a violência com uma narrativa simples e que faz você querer ler logo o próximo capítulo.
Uzumaki foi lançado entre os anos de 98 e 99, e publicado em solo tupiniquim pela editora Conrad, lá no início dos anos 2000.

 

About author
Equipe Geek Vox

Equipe Geek Vox

Doug Oliveira & Rodrigo Maroto. Os Geeks que dão voz ao Geek Vox!

OUÇA NOSSO PODCAST EM: http://geekvox.com.br/geek-vox/

  • Então o Naruto é Uzumaki por causa do selo em forma de espiral que prendeu a raposa na barriga dele?

  • Pedro Dias

    Como eu caguei lendo isso…