[Heroes of the Storm] Bug, hack ou exploit? Tassadar destrói core em 1 hit.

[Heroes of the Storm] Bug, hack ou exploit? Tassadar destrói core em 1 hit.

0

Alô Geeks! Rizzato na área pronto pra explorar uns códigos mal escritos.

Nesta segunda-feira (12) um vídeo de replay de uma partida de Heroes of the Storm, MOBA da Blizzard, chamou atenção da comunidade. No vídeo um Tassadar, personagem com foco em dar suporte a outros jogadores e causar dano com suas habilidades, aparece derrotando tropas e mercenários (monstros controlados pelo computador) com apenas um ataque básico. Já seria estranho o suficiente se, somado a isso, ele também não destruísse o Core, estrutura mais resistente do jogo e foco da vitória, da mesma forma.

Veja o vídeo:

Temos três explicações possíveis para o comportamento do personagem: bug, hack ou exploit. Vou dar uma pequena explicação sobre cada um e, no final, você decide.

Bug

Uma falha no código do jogo que causa um comportamento inesperado. Pode ser algo que trave completamente a progressão do jogador, como o personagem morrer sem explicação, ou ficar preso em paredes invisíveis, como pode ser algo mais cômico e inofensivo, como um NPC (non-player character) perder a cabeça.

Um jogo que ficou famoso pelos bugs é o Assassin’s Creed: Unity.

Vários jogos já foram atrasados ou retirados das prateleiras por conta de bugs. O caso atual com mais impacto foi o novo Batman: Arkham Knight.

Hack

Ao contrário do bug, o hack é coisa de filho da p*&@ mesmo. Normalmente o usuário utiliza de softwares ou alterações manuais nos arquivos do jogo para próprio benefício. Diversos jogos sofrem com hackers o que, por muitas vezes, acaba com chances de sucesso de jogos com bastante potencial. Algumas empresas chegam a largar mão de tentar dar suporte ao seu jogo e o larga no limbo.

Lembro de sofrer muito com isso em jogos da Valve no começo dos servidores dedicados.

Exploit

E é aqui que a coisa fica feia. O exploit é o uso, para ganho próprio, de um bug para conseguir fazer algo não esperado pelo game designer. O cara descobre uma falha no código e abusa disso para vencer. Se o jogo for sinlge-player, de boas, né. O cara está estragando só a própria experiência, mas e quando isso acontece em jogos competitivos?

E aí? O jogador de Tassadar foi pego de surpresa pelo bug, usou algum hack ou usou um exploit? Para ajudar na sua investigação repare quanto tempo o jogador ficou AFK. Coincidência?

Rizzato desligando.

About author
Edison Rizzato

Edison Rizzato

Geek amante de música, games e esportes, toca Ukulele, joga League of Legends e assiste NBA e NFL compulsivamente. Entre seus feitos: já matou um dragão na porrada, tocou em bandas e jogou futebol americano na praia.