Middle-earth: Shadow of Mordor – Best Orc killing simulator 2014

Middle-earth: Shadow of Mordor – Best Orc killing simulator 2014

0

Olá povo, estou aqui de novo para trazer para vocês um “review”, porém esse vai ser diferente, eu joguei tanto esse jogo que eu não consegui parar e analisar ele de uma forma sistemática, eu simplesmente joguei ele e gostei, então esse “review” não vai ser tão completo, longo e analítico, vai ser como aquelas conversas sobre video-game que você tem com os seus amigos numa rodinha de conversa, hoje eu vou falar sobre Middle-earth: Shadow of Mordor e eu prometo tentar ser o mais “spoiler free” possível. :C

talionShadow of Mordor é um jogo de ação e aventura desenvolvido pela Monolith Productions e distribuído pela WB Games. Ele se passa no universo do Senhor dos Anéis, mais precisamente entre o Hobbit e o Senhor dos Anéis, você controla Talion, um personagem que só existe no jogo mesmo, você é um Guardião que morre e tem o seu corpo “possuído” pelo espectro de um Elfo, então você é basicamente um morto-vivo com duas almas, você vive nos dois mundos, o real e o espiritual. Você percorre Mordor matando Orcs, Uruks e afins em busca de descobrir a verdade por trás desse Elfo que divide o seu corpo com você, descobrir a origem dos anéis do poder, construir o seu legado e confrontar toda a maldade de Sauron.

O jogo tem um estilo que algumas pessoas chamam de “Arkham Style” (por causa dos jogos do Batman), aquele combate mais cinematográfico, que você pode contra-atacar o golpe do inimigo a qualquer momento e fazer aquela luta bonita cheia de pancadaria sem tomar dano algum, mas claro que nem todos os golpes podem ser contra-atacados, então você tem que desviar, interromper, sei lá, te vira.
A mecânica do jogo é bem customizável, você desbloqueia habilidades com pontos que você ganha cada vez que “sobe de nível”, você desbloqueia melhoramentos para o seu personagem com o “dinheiro” do jogo, você pode equipar Runas nas suas armas (Espada, Adaga e Arco) que dão algum efeito, tal como: aumentar o dano quando a sua contagem de combo estiver acima do 30, recuperar todo o seu HP e Concentração após matar um Capitão, entre outras coisas.

241930_screenshots_2014-10-04_00003

Existe um sistema de “Nemesis” que faz uma das coisas mais da hora que eu já vi atualmente no mundo dos games, como o seu personagem é tecnicamente imortal por ser um “morto-vivo”, mesmo que sua vida chegue ao zero, você não morre, é só teleportado para uma Torre de Forja próxima, porém o jogo não “volta”, ele continua, mesmo tu morrendo o tempo passa e coisas acontecem, inclusive o Orc/Uruk que te derrotou é promovido a uma patente maior na hierarquia militar deles, ele fica mais forte e dependendo da patente ganha soldados, gangues e afins, pode acontecer também deles notarem que não conseguirão te derrotar e baterem em retirada. Então basicamente, quanto mais você perde, mais forte os inimigos ficam, eles também tem lutas internas de poder, um Orc/Uruk desafia o outro pra um Duelo e o vencedor fica mais forte e se a patente do que perdeu for maior que a do que venceu, o que venceu assume a patente do que perdeu, então mesmo que você simplesmente fique apenas andando pelo mundo matando Orcs/Uruks, outras coisas acontecem no background e isso é muito bom, eu não sei quanto a vocês, mas sempre que eu era derrotado por algum inimigo, eu voltava lá pra matar ele e me vingar.

2639794-pax2014_mordor_nemesis2_20140828

Quando você da “engage” com um capitão ou chefe, acontece um curto diálogo “apresentando” ele pra você e se ele for um inimigo que já te derrotou antes, ele vai fazer referência a isso. No decorrer do jogo você libera um esquema de enviar ameaça de morte para capitães/chefes, quando você faz isso, o alvo da ameaça fica mais forte e ganha guarda costas e quando você da “engage” nele, ele faz referência a sua ameaça.

2014-09-24_00042-100456687-orig

Em certas partes do jogo você tem que pensar como um estrategista militar mesmo para levar vantagem nessa guerra contra Sauron, você analisa a situação e vê uma forma de passar por ela sem alertar geral, passar no Stealth, ou executar inimigos sem alertar os outros, tem várias formas de se fazer as coisas, porém se você estiver em uma Fortaleza Orc/Uruk e eles acionarem o alarme, não tente ficar lá matando eles, não acabam, eu tentei. Em outras partes você para e pensa que se você fizer tal coisa agora, vai facilitar uma missão no futuro, por exemplo: você vai matar um Chefe Orc, porém ele tem capitães como guarda costas, afinal, é um chefe, como você pode fazer pra facilitar a sua luta com o Chefe sem precisar ter que lutar contra ele e os capitães ao mesmo tempo? Mate os capitães que são guarda costas dele um por um (ou use uma habilidade que você libera futuramente para “marcar” o capitão e fazer ele virar seu aliado, assim na hora de lutar com o Chefe vai ser você e os guarda costas dele contra ele) e assim na hora que você for lutar com ele, não vai ter nenhum guarda costa pra ajudar, será só você e ele, além de que é sempre bom você procurar por informações para descobrir as fraquezas e forças do Capitão/Chefe.

ShadowofMordor_YourNemesis_Screenshot_KotakuEU

O jogo é relativamente longo, eu levei quase 32 horas para completar 100% dele (Side Quests, Desafios e afins), os gráficos dele são lindos, tá muito bem otimizada a versão de PC, no começo eu tinha ficado até assustado com a história de que ia precisar de 6GB de Vídeo para o jogo rodar no Ultra com a DLC de textura HD, ai eu fiquei imaginando o que precisaria pra rodar abaixo disso, mas eu consegui rodar ele no High sem problemas nenhum, o cara que otimizou esse jogo devia otimizar todos os jogos do mundo, tá muito bem feito, a dublagem tanto como Inglês e Português é sensacional, principalmente em português, você encontrar o Seu Sirigueijo e o Homem-Sereia é muito bom, sem contar que o filho do Talion é o Goku. haha

Eu só tenho uma reclamação desse jogo, mas é reclamação pessoal, ele tem o mesmo esquema do Assassin’s Creed do botão de correr ser o mesmo para escalar as coisas, não sei se é só comigo, talvez eu seja horrível em video-game, mas as vezes acontecia de eu estar correndo e passar perto de uma parede, o infeliz do personagem escalar a maldita parede sem motivo nenhum em vez de continuar correndo. x-x
Achei ele um jogo relativamente fácil, mas isso não tira nenhum mérito dele, é um jogo muito bom, eu só não dou nota máxima pra ele por causa dessa reclamação pessoal mesmo.

Bom, eu acho que é só isso, se você se interessou pelo jogo, você pode compra-lo na Steam por R$ 90,99 ou R$ 126,99 a versão Premium que inclui o Season Pass.

O jogo foi lançado para PC, PS4 e Xbox One no dia 30 de Setembro e será lançado para PS3 e Xbox 360 no dia 18 de Novembro.

Até a próxima e lembrem-se:

SeloBetãoBom

About author
Equipe Geek Vox

Equipe Geek Vox

Doug Oliveira & Rodrigo Maroto. Os Geeks que dão voz ao Geek Vox!

OUÇA NOSSO PODCAST EM: http://geekvox.com.br/geek-vox/

  • Fabio Nanni

    Valeu Betão!!! Huahuahua